Título: Fortuna a saga da riqueza
Autor: Cassia Cassitas
Editora: Autor Independente
Páginas: 262
Ano: 2013
Sinopse: Fortuna a Saga da Riqueza narra a história de Ricardo e Carolina em meio à crise econômica mundial de 2008. Falando sobre a busca da prosperidade, o livro é repleto de fatos históricos e de muita ação. O romance aborda a saga de uma família que conheceu as evoluções socioeconômicas do século XX abalado pelas guerras mundiais, embalado pelo capitalismo e consolidado pela sociedade de consumo. Os personagens têm identidades e trajetórias muito claras e definidas, personificando as diretrizes econômicas e sociais que nortearam os acontecimentos das últimas décadas.Ao longo de suas trajetórias, o leitor tem a oportunidade de conhecer um pouco da educação, do estilo de vida, do pensamento político e das ideias que norteiam o pensamento popular do Brasil. Quando a bolha imobiliária estoura, Ricardo luta para impedir o contágio no Brasil. Lucratividade, ética e responsabilidade social são algumas das questões que vêem à tona. Todos se confrontam com a nova realidade e a formação sociocultural de cada personagem determina as reações. Fortuna a Saga da Riqueza é um livro vivo, a historia não acabou. Ela continua nos países que lutam contra a instabilidade e o desemprego.
Opinião: Quando li a sinopse do livro, fiquei bastante curiosa para lê-lo, pois além de ter um drama familiar também traz o tema de economia, gênero que conheço muito pouco, mas tinha curiosidade em saber um pouco mais.
De inicio começamos a conhecer a vida de Ricardo e Carolina. Carolina está gravida de 6 meses e é uma arquiteta bem sucedida. Tudo que ela deseja pra sua vida é a realização pessoal e profissional. Sonhadora, sempre tenta fazer com que Ricardo fique bem.
"Carolina via o mundo de Ricardo ruir e não conseguia alcançá-lo, impedi-lo de arrastar nessa derrocada o mundo de amor que os unia". (pág.30)
Porém Ricardo é um homem que daria a vida pelo trabalho. Economista com opinião muito forte, sempre busca mostrar a todos os seus ideais. Se dedica muito mais ao trabalho do que a própria família, mas ele não percebe que está deixando sua amada esposa, e o filho que ainda esta no ventre dela, em segundo plano.
“Em determinadas ocasiões, Ricardo tinha a nítida impressão de que em suas mentes todo o resto se dissipava, como se não existissem pessoas, relacionamentos, muitas ate mesmo sucesso. O importante era o poder.” (pág 85).
Ricardo parece esta sempre insatisfeito com tudo, e o estresse e ansiedade tomam conta dele cada vez mais. Carolina já não mais suporta essa situação. Levar o peso de tudo nessa família a está deixando sobrecarregada e ela sabe que uma decisão precisa ser tomada antes que tudo desmorone.
Intercalado com a narrativa sobre Ricardo e Carolina, conhecemos também a vida dos ancestrais do casal, em particular a Ana que nos apresentada ainda garota em seus 12 anos. Ela e sua família trabalhavam para sobreviver, mas desde cedo ela já sonhava com um futuro maior e melhor.
"Utilizar o tempo, o intelecto, as próprias forças para conquista o que se quer, é como encontrar um tesouro". (p. 26)
A autora nos presenteia com a visão de um Brasil vivido em duas épocas distintas, em 2008 e no século XX. Podemos assim conhecer melhor a historia econômica do nosso país e assim então também as circunstâncias que fizeram com que Ricardo e Carolina virassem as pessoas que são.
O livro nos traz uma trama fascinante. A todo tempo eu queria saber como tudo isso iria terminar. Tinha dúvidas se Ricardo e Carolina conseguiriam viver em paz apesar de tudo. Enfim uma leitura que super vale a pena. Recomendo muito.
Bjus e até mais!!!
Esse tipo de livro não me atrai muito, não...
ResponderExcluirMas a sua resenha foi boa!!!