Resenha: Perfume de Hotel - Chile



Título: Perfume de Hotel - Chile
Autor: Carla Pachêco
Editora: Viva
Páginas: 96
Ano: 2014




Sinopse: Quem não ama um bom perfume? O perfume imprime o resultado da combinação entre a essência e a nossa pele, e é isto que dá o toque final a cada fragrância, que deixa no ar uma memória sem par de nós, e desperta para cada um diferentes sensações. PERFUME DE HOTEL traz em suas notas as impressões únicas e o aroma de cada lugar na visão da autora, que traduz de maneira deliciosa, leve, bem humorada, e rica em detalhes, os prazeres e descobertas dessa magia que é viajar, para quem gosta de conforto e sofisticação, mas sabe desfrutar dos pequenos prazeres, aprecia os detalhes, e se entrega as emoções de viver e partilhar recordações. Você não vai resistir ao poder do perfume!


Opinião: Quem resiste ao poder do perfume???
Em seu segundo livro, a autora Carla Pachêco nos faz embarcar junto com ela e seus companheiros de viagens, em uma aventura pelo Chile. Com riqueza de detalhes conhecemos como foi a viagem e eu particularmente me senti fazendo aquela viagem também.


Perfume e emoção mantêm uma relação muito íntima. Um perfume é guardado na memória acompanhado da emoção, do sentimento que experimentamos naquele momento, e quando acessamos essa memória afetiva, revivemos aquela emoção, provamos do mesmo perfume. Por isso, há quem diga que é quase impossível dissociar perfume de afeto.


Assim como seu primeiro livro, Perfume de Hotel em Nova Iorque, conhecemos as impressões desses lugares visitados, através de uma escrita poética que a Carla tem. Acredito que qualquer coisa que ela escreva tem essas características, de deixar tudo mais belo com sua escrita.

O livro é também um guia muito bom, para quem pretende um dia conhecer o Chile. Eu particularmente nunca tive muita curiosidade sobre esse país. Durante a leitura desse livro, fiquei com muita vontade de saber um pouco mais da cultura desse povo.

Em vários trechos me peguei rindo com as aventuras desse incrível grupo de viagem. Muito bom acompanhar tudo que eles viveram nesses poucos dias que passaram pelo Chile.


Se algo bom acontecer, beba vinho para comemorar. Se algo ruim ocorrer, beba vinho para esquecer. Se nada acontecer, é só beber vinho que acontece alguma coisa.

Cada lugar visitado ficou em minha memoria. E conhecer um pouco também do escritor Pablo Neruda foi fantástico. A visita deles em uma das casa desse autor me deixou fascinada.


Te amo sem saber como, nem quando, nem onde. Te amo diretamente, sem problemas nem orgulho; assim te amo porque não sei amar de outra maneira, senão assim, deste modo, em que não sou nem és. Tão perto, que tua mão sobre meu peito é minha; então perto, que se fecham teus olhos com meu sonho.
- Pablo Neruda, Cien Sonetos de Amor


Como já falei para a própria autora, não vejo a hora de embarcar em uma nova aventura. Sentir as impressões, lembranças e sabores que só um maravilhosos perfume pode nos trazer.


“Nem todo ponto final indica fim de história, pode ser só o começo de um novo parágrafo”. E eu ainda arriscaria completar: pode ser só o começo de mais uma viagem, da tradução de um outro perfume.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!

Se tiver blog deixe o link para que eu retribua a visita!!!!