Título: O Presente
Título Original: The Gift
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320
Ano: 2013
Sinopse:Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.
Opinião: Começamos nesse livro a conhecer a vida de um garoto de 14 anos, que é filho de pais separados. Na véspera de Natal, o garoto triste e revoltado joga um peru pela janela da nova casa do pai e de sua nova família. Ao ser detido pela policia, um certo policial tocado por ver um jovem tão revoltado com a vida, decide lhe contar uma historia e então começamos a conhecer, nosso protagonista.
Na narrativa do policial, a autora nos traz ao universo do Lou, um homem extremamente ocupado, que vive correndo de um lado para o outro para conseguir cumprir tudo aquilo a que se propõem no trabalho. Ele sempre tem tempo para tudo menos para a sua família. Basicamente é um marido, pai e filho ruim. Todos da sua família são deixados de lado, nessa busca dele em ser sempre "O Melhor" na empresa.
Sua rotina começa a mudar quando ele conheceu o morador de rua Gabe. Ao lhe dar um café num dia tão frio, Lou acaba percebendo um potencial em Gabe e lhe oferece um emprego na empresa onde ele trabalha. Então tudo realmente muda a partir dai. Lou acaba se sentindo ameaçado pela presença do Gabe, pois ele é uma pessoa super comunicativa e competente.
“... quando é preciso ter um pouco de fé em alguma coisa, todo mundo fica louco (...). Se milagres tivessem equações químicas, todos acreditariam neles. É decepcionante.”
Gabe entra na vida do nosso protagonista para tentar lhe mostrar o que ele esta perdendo ao deixar sua família sempre em segundo plano. Nada parece mudar de inicio, confesso que me irritei profundamente com a maioria das atitudes tomadas pelo Lou. Ele trai sua esposa, não se importa em participar da vida dos filhos e não tem nenhuma proximidade com seus pais e irmãos. Porém, o Gabe continua tentando lhe mostrar que aquela não é a vida ideal e que pode sim conciliar trabalho e vida; que um não é a exclusão do outro.
(...) Lou era um homem ocupado e, na única vez em que decidira colocar a família antes do trabalho, teve de pagar o preço.
Esse livro me tocou profundamente, pois é um livro que nos traz muitas reflexões sobre o que realmente é importante na vida. Acredito que todos os que leram sentiram o mesmo. A Cecelia tem o poder de nos tocar com sua narrativa. Já li O Livro do Amanhã e me encantei bastante, porém O Presente é ainda melhor.
Me fez chorar e depois de terminar a leitura e ficar ainda pensando naquilo tudo que acabei de ler.
É um livro surpreendente e tocante.
Resenha feita em parceria com o site Arca Literária
Olá Erika!
ResponderExcluirJá li três livros da Cecelia Ahern e o meu preferido é A Vez da Minha Vida (já leu esse? É ótimo!). Tenho vontade de ler O Presente, todo mundo fala que é uma história bem tocante. Adorei a resenha!
Beijo,
Naty - Just Books.
esse livro tá na minha lista de leituras pra esse ano. tudo que eu li da Cecelia Ahern foi muito lindo, e tenho aqui ainda "Onde terminam os arco-íris" tbm. Com certeza uma história linda!
ResponderExcluirGostei do livro e gosto da narrativa da autora, mas não achei O Presente tão surpreendente assim. O interessante é que a mensagem do livro realmente atinge todo mundo, não tem como não se identificar um pouco, ou lembrar de alguém, enfim. Um bom livro.
ResponderExcluirUm beijo, Livro Lab
O livro não me chamou muito atenção, não sou fã de livros com temática de natal!
ResponderExcluirEu ia ganhar ele no meu aniversário, mas acabei optando por outros. Me arrependi, me pareceu ser lindo <3
ResponderExcluirAmei o post!
Beijocas!
Jesus te ama <3
http://hey-mygod.blogspot.com.br/
Oi Erika, apesar de ter lido apenas A vez da minha vida, me encantei com a escrita da Cecelia, principalmente pelo fato dela inserir no texto lições de vida e situações que nos fazem refletir e rever nossas atitudes. Estou doida por esse livro :) Beijos, Mi
ResponderExcluirwww.recantodami.com
Oi flor!
ResponderExcluirAnsiosa para ler O Presente! Achei a capa dele muito fofa, foi uma das coisas que me fez querer participar do book tuor.
Amei a resenha!
Beijocas da Deebs
http://leitorsagaz.blogspot.com.br