Resenha: O Livro do Amanhã



Título: O Livro do Amanhã
Título Original: The Book of Tomorrow
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Ano: 2013




Sinopse: Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.



Opinião: Esse foi o primeiro livro que li da Cecelia, apesar de ter comprado 3 livros dela em uma promoção, optei por ler primeiro esse do que o famoso P. S. Eu te amo.
A autora conta nesse livro a vida da adolescente Tamara Goodwin, uma jovem mimada que nunca precisou se preocupar com nada na vida. Vivia uma vida típica de garota rica e mimada.
Então seu pai acaba se suicidando e tudo muda em sua vida. Ela e a mãe perdem tudo, pois o pai estava falido. Sem alternativa as duas acabam se mudando para a casa do tio de Tamara.

 “Perdi meu pai. Ele perdeu seus amanhãs e eu perdi todos os nossos amanhãs juntos. Agora, pode-se dizer que os aprecio quando chegam. Agora, quero torná-los o melhor que puderem ser.”


Sua mãe começou a apresentar sinais de depressão. Não se levantava mais da cama e dificilmente se alimentava. Tamara então começa a ficar entendida na fazenda, pois não há ninguém com que ela pudesse conversar e conviver além do tio sempre calado e de Rosaleen esposa dele.
Em mais um dia comum e entediante, uma biblioteca itinerante passa pela fazenda e ela acaba conhecendo o jovem bibliotecário Marcus. Os dois começam a se conhecer e a vida de Tamara começar a ficar um pouco mais colorida. Ela acaba pegando um livro da biblioteca, só que está trancado e tem todo um mistério envolvendo aquele pequeno diário. 

“Foi quando me dei conta da importância de cada linha no diário. Cada uma era como aquela trilha de migalhas de pão que desejava jogar desde minha casa até aqui. Cada palavra era uma pista, uma revelação de algo que acontecia debaixo de meu nariz.”
O livro é narrado do ponto de vista da protagonista, o que eu gosto bastante, pois envolve o leitor em seus pensamentos, questionamentos e duvidas.
No inicio, ela é um pouco chata e mimada, mas acredito que tenha esse comportamento por conta da criação que ele teve.

Depois que ela pega o diário, a trama fica muito mais envolvente. Traz alguns mistérios a serem solucionados, que deixam a Tamara muito intrigada e sempre em busca de soluções para as muitas duvidas que ela tem.
Fiquei muito intrigada com o comportamento de Rosaleen, pois ela é o tipo de pessoa que sempre tenta agradar todo mundo e você acaba percebendo que aquele comportamento é forçado, e isso nos traz também muitas duvidas sobre o caráter dessa personagem.
Eu gostei do livro pois é uma historia fácil de ser lida, fluiu rápido pra mim.
Achei o final muito bom e surpreendente.

E vocês já leram esse livro? O que acharam?
Bjus!!!



















4 comentários

  1. Oi flor!
    Faz tempo que participei de um concurso pra ganhar esse livro porque todo mundo tava fazendo mistério a respeito dele mas depois passou a febre e eu me desinteressei.
    Adorei a resenha e quem sabe eu tente ler-lo agora em 2014. ;)

    Beijocas da Deebs
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2013/12/resenha-equinocio-primavera-lu-piras.html

    ResponderExcluir
  2. Não conheço a escrita da Cecelia a fundo, mas há dois livros dela que sou louca pra ler e esse é um deles. Adorei a premissa, parece ser uma história interessante e me encontrei curiosa a ponto de querer lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia também essa escritora, mais achei o titulo do livro muito instigante, fiquei interessada e como sempre a sua resenha espetacular!
    Vista meu blog.
    http://aprenderaaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Érika!
    Bom, dessa autora só li A vez da minha vida, e adorei.
    Esse é um dos que quero ler da Cecelia, mas antes tenho que ler o Presente logo. rs

    Bjo

    blogandolinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!

Se tiver blog deixe o link para que eu retribua a visita!!!!