Resenha: Como eu era antes de você



Título: Como eu era antes de você
Título Original: Me Before You
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2013



Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.





 Opinião:   Para Louise sua vida está bem. Ela tem um emprego, um namorado e ainda mora com a família. Para ela que não tem muitas ambições na vida, tudo vai muito bem. Até que em mais um dia comum, ela chega em seu trabalho e recebe a noticia de que o estabelecimento está fechando. Ela vai então em busca de um novo emprego. Como não conseguiu fazer faculdade, por conta da situação de sua família, ela está procurando qualquer tipo de emprego. Depois de muito procurar ela consegue o emprego de cuidadora de um jovem, que após um acidente ficou tetraplégico, o Will.


Will era um jovem que tinha uma ótima vida. Tinha um bom emprego, uma bela namorada e tudo que uma pessoa poderia desejar. Porém depois de um acidente estúpido, onde ele foi atropelado por uma motocicleta, ele perde o movimento de seus membros, passando a depender das pessoas para qualquer coisa que precise. Como já não aguenta mais essa vida, Will se torna uma pessoa deprimida e triste. Sua mãe, preocupada com sua situação, resolve contratar alguém para lhe fazer companhia e com isso também quem sabe alegrar um pouco a vida dele.

"Ser atirada para dentro de uma vida totalmente diferente - ou, pelo menos, jogada com tanta força na vida de outra pessoa a ponto de parecer bater com a cara na janela dela - obriga a repensar sua ideia a respeito de quem você é. Ou sobre como os outros o veem. "

 Louise, ou Lou como é chamada pelos íntimos, começa a trabalhar na casa dos Traynor e de inicio Will não a aceita muito bem. Como faz com todos que se aproximam dele, ele a rejeita e menospreza, mas o que ele esperava é que Lou o respondesse com altivez, atitude que ele gosta e acaba a aceitando melhor. E então uma linda amizade surge entre os dois.

"-Sei que a maioria das pessoas acha que viver como eu é a pior coisa que pode acontecer. Mas poderia ser pior. Eu poderia não conseguir respirar sozinho, poderia não falar."

Will ao perceber que Lou não conhece muito do mundo e que também não tem grandes ambições, começa a incentivar para que ela volta a estudar, e assim construir para si um futuro melhor. O que Will também não se da conta no inicio, é que não é só a vida da Louise que começa a mudar com essa relação que surge entre eles. Will também ganha uma nova perspectiva com a presença de Lou em sua vida. Os dois começam a nutrir muito mais do que apenas um sentimento de amizade, e um amor surge nessa difícil relação.

"Estou lhe dando isso porque poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas”. “É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida (...)”.

 Não vou falar muito mais para não dar spoilers, mas quem já leu sabe quanto esse livro é bom. Eu o li a mais de 2 meses e sua historia ainda mexe comigo quando penso nesse lindo romance. O final não foi nada do que eu esperei. Fiquei um tanto chocada e triste, porém entendi o sentimento que envolveu a decisão que foi tomada, e penso que talvez poderia ter tido esse tipo de atitude, se me encontrasse naquela situação. Esse livro vale super a pena a leitura, só uma dica, prepare-se para chorar.

2 comentários

  1. Oi Flor!
    Está todo mundo falando desse livro, tenho um livro aqui dessa autora e ainda não tive coragem de ler, porque? Nem sei hahaha.

    Amei sua resenha e os quotes que você escolheu, isso me diz muita coisa sobre o livro. :D

    Beijocas da Deebs
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente o nome do livro me chamou muito a atenção. Fui dar uma espiadinha e quando li a sinopse simplesmente adorei.
    Ai, nossa, é serio! Eu quase chorei aqui, só de pensar no final... Dá um aperto no peito. :(
    Ah, parabéns pelo excelente blog!
    Estou adorando.
    E antes que eu me esqueça, vou procurar pelo livro. N-E-C-E-S-S-I-T-O ler este lindo romance!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!

Se tiver blog deixe o link para que eu retribua a visita!!!!