Resenha: Uma Prova de Amor



Título: Uma Prova de Amor
Autor: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Páginas: 432
Ano: 2013


Sinopse: Primeiro vem o amor, depois vem o casamento e depois… os filhos. Não é assim?
Não para Claudia Parr. A bem-sucedida editora de Nova York não pretende ser mãe, e até desistiu de encontrar alguém que aceite esta sua escolha, mas, então, ela conhece Ben.
O amor dos dois parece ideal. Ben é o marido perfeito: amoroso, companheiro e — assim como Claudia — também não quer crianças. No entanto, o inesperado acontece: um dos dois muda de ideia a respeito dos filhos. E, agora, o que será do casamento dos sonhos?
Uma Prova de Amor é um livro divertido e honesto sobre o que acontece ao casal perfeito quando, de repente, os compromissos assumidos já não servem mais. Contudo, é também uma história sobre como as coisas mudam, sobre o que é mais importante, sobre decisões e, especialmente, sobre até onde se pode ir por amor.





Opinião: Amo a escrita da autora desse livro, já li todos os livros dela publicados aqui no Brasil e quando comprei esse livro ele passou na frente de outras leituras, por que gosto do ritmo envolvente que a escrita da Emily tem.

Nesse livro ela nos mostra a vida de um casal que fizeram um acordo antes mesmo de casar, que é o de nunca terem filhos. Nenhum dos dois queriam ser pais, e quando se conhecem parecem que realmente acharam o par perfeito.

“A razão é esta: amo Ben mais do que ele me ama. Sei que ele me ama muito. Sei que ele me ama mais do que amou Nicole ou qualquer outra. Mas ainda acho que o amo mais. É uma daquelas coisas das quais você nunca tem certeza, pois não existem dados de relacionamento em um computador que lhe deem uma resposta. Não é possível quantificar o amor e, se você tentar, vai acabar focando em fatores enganosos. Coisas que têm mais a ver com personalidade, o fato de algumas pessoas serem ou mais expressivas, ou mais emotivas, ou mais carentes em um relacionamento. Porém, atrás das cortinas de fumaça, a resposta está ali. O amor é raramente, e quase nunca, uma equação equilibrada. Alguém sempre ama mais.” Pág. 68

Nossa protagonista é a Claudia, uma editora bem sucedida de Nova York que é casada com um homem maravilhoso, que se chama Ben. Ele estão casado a pouco mais de 2 anos, quando um impasse surge na vida do casal. Ben agora quer ter um filho. E agora como fica acordo que eles tinham de nunca terem filhos?


" Não existe garantia em relacionamentos. Você não pode acreditar que algo não vai mudar. Você não pode esperar nada a não ser o inesperado. Você só vai arrumar encrenca se acreditar que é exceção à regra." - pág. 226

O que parecia tão perfeito começa a desmoronar, o casamento começa a ficar abalado e num momento de egoísmo de ambos, eles decidem se separar. Os protagonistas são muito egoístas na minha opinião, pois ambos não cedem em nada. Ben quando toma a decisão de ser pai quer isso e acabou, não se preocupa muito com o que a esposa quer e a Claudia da mesma maneira. Ela pensa que acordos não devem ser desfeito e eles tinham o acordo de nunca terem filhos. Acredito que um casamento não deva ser assim, ambos precisam ceder para poderem viver um bom relacionamento. Não pode ser só a nossa vontade que impera na vida a dois.

Bom voltando ao livro, eles se separam e o livro como é narrado em primeira pessoa, começamos a ver a vida de divorciada da Claudia, ela volta a morar com sua amiga que dividia apartamento com ela antes de casar, e vemos ela se recuperar um pouco a cada dia, mas algo falta em sua vida, um vazio que só o amor de sua vida Ben pode preencher.

Esse livro não é um dos meus favoritos da autora, mas como a escrita dela é tão envolvente a leitura flui rapidamente. Um dos pontos que não gostei desse livro com certeza é a protagonista. A Claudia é muito chata na maioria da situações e não consegui me identificar com ela em nenhuma parte da narrativa. O Ben também é bem chatinho. Enfim, apesar do casal ser super chato o que salva a historia é a escrita da autora. Ela cria a narrativa muito bem ligada, não consegui largar o livro ate termina-lo.

Enfim recomendo para quem já leu outros livros da Emily, pra quem ainda não leu nada dela e deseja conhecer a autora sugiro os livros Laços Inseparáveis e Presentes da Vida.
Bjus e até mais!!!

1 comentários

  1. Ao visitar alguns blogs me deparei com o seu, e quero dar-lhe os parabens por partilhar o seu saber, gostei por isso deixo aqui um convite:
    Ficaria radiante se visita-se o meu blog, e leia alguma coisa, meu blog é um blog
    cristão que fala de diversos assuntos,
    É o Peregrino E Servo.
    Desejo muita paz e saúde.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!

Se tiver blog deixe o link para que eu retribua a visita!!!!