Resenha Premiada O menino do pijama listrado





Título: O menino do pijama listrado
Título Original: The Boy in The Striped Pyjamas
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 200 
Ano: 2007


Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.




Opinião: Escolhi ler esse livro agora em janeiro pois ele entra nas regrinhas dos dois desafios literários que estou tentando cumprir esse ano. O Desafio Literário Skoob indicou em suas regras que o livro lido tivesse virado filme e o Desafio Literário propôs para cada mês um autor de nacionalidade diferente. O autor John Boyne é irlandês. Foi bom pra mim pois cumpri os dois desafios em uma leitura só.

Agora falando do livro, o autor nos mostra de maneira singela e comovente a vida de um garoto que tem uma vida muito boa em Berlim, tem tudo que um garoto naquela época desejaria, um lar, comida e brinquedos. Só que esse garoto não sabe que o mundo está passando pela Segunda Guerra Mundial e que por causa do trabalho de seu pai, que é um sargento do governo de Hitler, terão que se mudar para um lugar isolado e sem amigos para ele brincar.

Chegando em sua nova casa Bruno fica muito entediado, afinal sua vida mudou sem nem ao menos ele saber o motivo. Da janela de seu quarto Bruno vê uma cerca e por trás dessa cerca ele consegue enxergar algumas cabanas e muitos meninos. Ele fica então muito entusiasmado e ao mesmo triste pois ele está em sua casa sozinho, enquanto atrás daquela cerca a tantas crianças vestindo os pijamas listrados.

Em mais um dia longo e cheio de tédio Bruno resolve explorar a região afinal ele deseja ser um explorador quando crescer. Então ele se dirige para a grande cerca, após a longa caminhada ele chega na cerca e lá do outro lado dela se encontra um menino sentando sozinho olhando para os próprios pés. Os dois começam a
interagir e surge uma bela amizade

 "Você é o meu melhor amigo Shmuel", disse ele. "Meu melhor amigo para a vida toda."

 Não tem como não se comover com essa leitura. John Boyne nos traz a Segunda Guerra Mundial pelos olhos das crianças. Conseguimos de cara nos identificar com Bruno e Shmuel, afinal as suas vidas mudaram drasticamente, sem que os adultos lhe dessem explicações do por que ele estavam passando por tudo isso.
Muito comovente e triste. Garanto que vocês não irão se arrepender de ler esse livro.

Então agora é hora de falar de promoção!!!
Isso mesmo preencha ao formulário onde irei presentear alguém com esse lindo livro.
Bjus!!!


a Rafflecopter giveaway

41 comentários

  1. Vale muito apena participar desse sorteio, um livro como esse merece ser lido muitas e muitas vezes.

    Estação Problema [www]

    ResponderExcluir
  2. O filme é muito lendo e triste....
    Quero esse livrooooooo
    ><
    malu.menso24@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Amei o filme e adoraria ter o livro. Eu sou historiadora e especialista em 2 guerra mundial, seria uma felicidade grande ganhar.

    Parabens pela resenha
    Vc escreve muito bem

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi o filme e já li o livro. Ele é perfeito. A amizade entre eles é linda demais e a inocência de Bruno é tão palpável que dá até gosto de ler. Vou participar pois queria reler.

    ResponderExcluir
  5. Hey!

    Eu amei o filme, me emocionei muito, e desde então sou louca pra ler o livro. Espero que eu ganhe pra poder fazer isso logo.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ta na minha lista de leitura faz tempo. Não quero ver o filme antes de ler o livro. A história parece ser emocionante, e aposto que eu vou adorar, principalmente por ser fascinada por histórias da 2ª Guerra Mundial. Espero que eu ganhe o sorteio :)

    ResponderExcluir
  7. Um dos livros mais incríveis e emocionantes que já li. O filme, nem se fala, chorei demais que final inacreditável . Parabéns pela resenha. Beijos :*
    http://shy-confident.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Conheço a história do livro, por causa da adaptação. É um ótimo filme, a história é simplesmente comovente, emocionante. Não tenho dúvidas de que o livro seja três vezes melhor e mais intenso. Espero ter a oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  9. Dois desafios com 1 leitura... fez bem! Em cada desafio escolhi livros diferentes, ainda terei q estudar e ler os outros livros q estão na fila... falta tempoooo rsrsrs

    Esse livro é ótimooooo!!!!
    Tão lindo... e de certo modo meigo :) comecei a ler por ebook, mas pretendo comprá-lo e se possível terminá-lo no próprio livro :D

    E claaaro q não vou ficar de fora e já estou participando da promoção \o/

    Nome: Nathallie Christinie (Luna)
    E-mail: luna1284@gmail.com
    Facebook: https://www.facebook.com/luna1284

    Bjus e boa sorte para todos \o/

    ResponderExcluir
  10. Sou louca para ler o livro, parece ser tão emocionante.
    thaianinha.be@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Li "O Menino do Pijama Listrado", após "A Menina que Roubava Livros". Confesso que foi um mês de lágrimas ...
    Esse é um livro que não pode faltar na estante de nenhum leitor.
    Espero ter a sorte ao meu lado e ganhar.

    ResponderExcluir
  12. Com certeza uma historia fantástica!!!
    Bela Resenha!!!!

    ResponderExcluir
  13. O filme é muito triste e imagino que o livro seja mil vezes melhor que o filme, muito curiosa pra ler, amei sua resenha, você tem ótima escrita!
    Gabyhayhay@hotmail.com
    Visitem meu blog.
    http://aprenderaaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Este livro é de nos deixar com o coração na mão. A inocência e a amizade deste menino ( Bruno) surpreende a todos nós.
    Seguidor ; Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  15. Já assisti o filme e amei, muitas pessoas também falam super bem do livro assim como na resenha, espero ganhar o livro e desfrutar da leitura novamente :)

    ResponderExcluir
  16. Assisti ao filme estou louca para ler o livro, o filme é lindo. Só vejo elogios quanto ao livro, adoraria tê-lo!

    ResponderExcluir
  17. Peguei este livro emprestado na biblioteca para lê-lo, me emocionei muito e desde então desejo este livro.

    ResponderExcluir
  18. Eu não assisti ao filme e nem li o livro, mas a história é realmente emocionante. As histórias que falam sobre a Segunda Guerra são sempre muito emocionantes. Mas, acho que eu somente leria o livro.

    ResponderExcluir
  19. Eu vi o filme e desde então estou doida para ler o livro, está na minha lista de leituras futuras tem algum tempo...

    Torcendo para ganhá-lo *-*

    ResponderExcluir
  20. Eu assisti o filme, história muito triste, mas um bom filme. Quero ler o livro agora *.*

    ResponderExcluir
  21. Faz tempo que quero ler esse livro. Mas tenho um pouco de medo, porque é triste, sei que vou chorar...

    ResponderExcluir
  22. Karolina Nascimento21 de janeiro de 2014 16:37

    Assisti o filme "obrigada" para um trabalho da escola e li o livro em pdf, amei. Super recomendo para quem não leu e assistiu ♥

    ResponderExcluir
  23. É um excelente livro. Recomendadíssimo ;)

    ResponderExcluir
  24. Eu assisti o filme primeiro e depois li o livro.
    E mesmo assim me emocionei um monte, é uma história linda, e como você mesma disse comovente e triste :/

    http://rotinadafelicidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Esse livro está na minha lista faz tempo. Todos falam que ele é muito tocante. Gosto de livros assim e estou esperando ler o livro para depois ver o filme.

    ResponderExcluir
  26. Nossa, vi o filme e é uma história fascinante! Faz pensar, chorar e imaginar como foi difícil se viver naquela época... adoraria ler o livro para aprofundar em detalhes a história.

    ResponderExcluir
  27. Está na minha lista de leitura a muito tempo. Eu já vi o filme na escola e fiquei realmente emocionada, porém como nós sabemos que no filme se perdem detalhes do livro eu desejo muito ler o livro. A historia deve ser ainda mais emocionante e profunda, tenho certeza que irei chorar!

    ResponderExcluir
  28. Nossa, esse livro tá na minha lista de leitura a tempos!
    Não queria ver o filme antes de lê-lo :(
    Então, será que eu consigo ganhar? *-*
    Beijos!

    Addiction For Books

    ResponderExcluir
  29. Eu vi o filme e adorei!
    Estou louca para ler o livro!!
    :)

    ResponderExcluir
  30. Esse livro parece ser tão lindo e tão triste ao mesmo tempo. Nunca tive coragem (coragem? é...pois é) de ler e/ou ver o filme (acho que estou perdendo muito com isso, pq como eu disse..deve ser tão lindo e tão triste. Ou seja, tão bom também!).

    Comentário aleatório: nunca participei desses desafios literários, fiquei curiosa em participar de um agora!!

    ResponderExcluir
  31. O que mais me atrai no livro é o fato de abordar a Segunda Guerra, assunto pelo qual me interesso. Mostrar tudo pelos olhos infantis deve deixar a trama mais comovente e, ao mesmo tempo, mais singela.

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  32. Nunca li este livro, mas já vi o filme. Na verdade vi vários filmes e seriados envolvendo a 2ºguerra e hitler!

    Dri Alves

    ResponderExcluir
  33. Já li em pdf ♥
    Mas agora quero o livro físico! haha
    O filme e o livro são lindos, mas o livro é muito mais! =D

    ResponderExcluir
  34. Ja vi o filme e é muito lindo!! acredito que o livro seja mais emocionante ainda, geralmente é... é uma história bem legal que mostra o verdadeiro valor da amizade, só de apesar de triste né, da pra entender o recadinho.... :)

    ResponderExcluir
  35. Nunca li o livro O Menino Do Pijama Listrado, porém estou lendo também um livro sobre a época Hitlerista, o livro que estou lendo é A Menina Que Roubava Livros. Nesse livro vemos a época da Segunda Guerra Mundial de modo diferente, já que é narrado por uma terceira pessoa (no caso, a Morte) que enxerga e acompanha a vida da personagem principal (Liesel Meminger) contando a história de um modo até, digamos, seco, pois parece não entender a humanidade e seus atos.

    Mas confesso que a época Hitlerista e sua restrição, seu abuso, sua falta de respeito com a humanidade, especialmente com os judeus, me deixa extremamente triste e comovida, além de um tanto deprimida. Todo aquele sofrimento, opressão, mortes... Me deprime e me deixa completamente sensibilizada com as histórias sobre a época. Pois quanto mais se lê sobre isso, mas a gente vê que existem pessoas que ainda são boas e tentam ajudar. Mesmo no meio do holocausto, existe aquela alma que ajuda mesmo correndo riscos. Isso me faz pensar que o mundo ainda tem jeito.

    Participando!
    nome: Luiza Ceotto
    email: luizaceotto@hotmail.com
    facebook: https://www.facebook.com/luizaceotto
    twitter: https://twitter.com/deliriosdaluh
    Google+: Luiza Ceotto
    GFC: Lu i za
    NetworkedBlogs: Luiza Ceotto
    página: https://www.facebook.com/LivrosMaisLivrosEeu

    ResponderExcluir
  36. Oi, Erika!
    Este é o livro que eu sonho em ter na minha biblioteca!
    História comovente ...

    Participando!!
    estrela.fabi13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Gente, é muito lindo esse livro, adorei do começo ao fim, e o filme... nem peguei para assistir ainda, mas antes de ler-lo tive muitos elogios positivos "sobre o filme" pois meus amigos não tem o hábito de ler..
    Adorei tão simples, mas, ao mesmo tempo magnífico..
    Quem não leu, não sabe o que está perdendo..
    Adorei a resenha Erika e um beijo :*
    Thayná
    http://oslivrostemasas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Oi! Já li esse livro, muito triste :/ Apesar de não ter chorado com o livro, chorei muuuito com o filme, em várias partes...
    Beijos, estou seguindo~
    Choque Literário

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!

Se tiver blog deixe o link para que eu retribua a visita!!!!