Resenha: A Sombra da Lua




 Título: A Sombra da Lua
 Autor: Marc Levy
 Editora: Rocco
 Páginas: 288
 Ano: 2013


Sinopse: Durante o dia, Vila Socorro é apenas uma pacata cidade do interior de São Paulo, reduto da imigração italiana no Brasil. Mas, quando o sol se põe, uma criatura desconhecida aterroriza os moradores, que cobram uma solução das autoridades locais, afinal, há décadas o vilarejo sofre com mortes misteriosas, cometidas por um assassino que não deixa rastros e desafia a lógica humana. Estreia do cineasta Marcos de Britto na literatura, À sombra da lua já nasce um forte candidato a clássico do terror nacional ao explorar o mito universal do lobisomem contrapondo, numa narrativa madura e vigorosa, racionalidade e mistério



Opinião: Ao começar essa leitura já estava com algumas expectativas. Tinha em mente um roteiro, e achei que seria um livro somente de lobisomens e um pouco de terror.
Já nas primeiras páginas me surpreendi, pois não era o que eu estava esperando, era melhor. Nossa que leitura empolgante, um livro muito bom sobre o tema de lobisomens.

 ' Não é imigrante! Não é escravo! - ele continuou. - É uma cria do diabo que vaga pelo breu da floresta, bebendo sangue dos desavisados que cortam caminho de noite pela mata.''
'' É uma sombra do inferno! Depois que o sol se esconde, as trevas caem sobre esta vila e as estrelas são testemunhas de que aqui caminha um servo do demo.''

No livro conhecemos a vida do jovem Álvaro. Vítima de uma grande tragédia do passado, que hoje mora sozinho na casa onde seu pai matou suas irmãs e sua mãe. Um jovem humilde, que tira seu sustente da pequena horta que possui em seu sítio.

O romance intercala a história que aconteceu em 1893, no século XIX e a história que esta acontecendo em 1920 no século XX.Onde também conhecemos a origem de Álvaro, como sua vida se desenvolveu e também conhecemos como era a vida de seus pais, antes da tragédia de sua vida acontecer.

O jovem Álvaro vive na Vila Socorro, localidade que está sendo vítima de ataques de algum animal feroz, que em noites de lua cheia, mata pessoas e destrói chiqueiros e galinheiros. A população da Vila se reúne para tentar desvendar, que animal está fazendo aquilo e como detê-lo. Nessas reuniões, Álvaro acaba se encantado com a linda Alana, filha do médico da cidade. Eles sabem que esse é um amor praticamente impossível, mas com a ajuda da amiga de Alana, Flavia eles acabam marcando o encontro e começam a viver uma historia de amor.


'' No jardim desse casal apaixonado florescia a mais bela das flores. Um amor verdadeiro, uma confidência de segredos e sentimentos profundos. Desde as noites frias de outono, que precederam um inverno dos mais rigorosos, os dois jovens esquentavam seus corações com o fogo da paixão e seus corpos na alcova da luxúria.''


E nisso a Vila continua sofrendo os ataques do animal feroz. A população vive com medo e assustada, pois esses ataques parecem não ter solução. E também surgi um pequeno empecilho para atrapalhar o romance do casal. Um dos melhores amigos de Alana, Vicente se declara para a moça e propõe casamento. Como seu pai apoia, Alana acaba aceitando a corte do rapaz, o que deixa sua amiga Flavia devastada, pois ela ama o Vicente.


'' - Este jardim ainda é assombrado, mas é engraçado como o medo simplesmente desaparece quando a gente cresce e para de acreditar nas histórias que assustavam a gente quando criança.
(...)
- Eu não acho que o medo desapareça, Alana. Acredito que, quando somos pequenos, temos medo do desconhecido; arbustos se transformam em monstros no jardim,sombras se tornam fantasmas nos cômodos da casa, qualquer vento que passa por uma fresta aberta de janela vira um assobio de defunto. Já quando ficamos velhos, temos medo de morrer ou de ficarmos sozinhos. Acho que o medo nunca some, só é transferido das coisas imaginárias às coisas reais que precisamos enfrentar em cada etapa da vida.''
Em meio a toda essa parte romântica digamos assim, o autor nos traz um livro muito rico sobre o tema de lobisomens. Há algumas explicações sobre o tema, como a licantropia e também mitos populares. Um livro para quem gosta de sobrenatural também.
Enfim foi uma boa leitura, claro que com cenas bem descritas e horríveis, nossa quando lembro ainda fico chocada. O autor soube realmente como criar um livro envolvente e assustador. Recomendo para quem gosta de livros de terror.

Bjus e até mais!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!

Se tiver blog deixe o link para que eu retribua a visita!!!!