Conhecendo o autor #02: James Patterson






James Brendan Patterson (22 de março de 1947) é um autor norte-americano de romances de suspense, amplamente conhecido por sua série sobre o psicólogo forense Alex Cross. Também é autor de livros de não-ficção e romances.

Depois que Patterson se aposentou da publicidade em 1996, dedicou seu tempo à escrita de romances. A maioria dos romances giram em torno de seu personagem Alex Cross, um psicólogo forense, que anteriormente trabalhou no Departamento de Polícia de Washington e no FBI, mas que agora trabalha como consultor de psicologia para o governo. Os livros com o personagem Alex Cross são seus romances mais populares e mais vendidos das séries de detetive dos Estados Unidos nos últimos dez anos. Patterson escreveu 71 romances em 33 anos.Seus romances esteve 19 vezes consecutivos como um Best-Sellers, segundo o jornal The New York Times, e detém o recorde do jornal The New York Times por ter os títulos de ficção de capa dura mais vendido por um único autor, num total de 63, que é também um recorde mundial. Seus romances representam um em cada 17 romances de capa dura vendidos nos Estados Unidos e nos últimos anos seus romances já venderam mais cópias do que os de Stephen King, John Grisham e Dan Brown juntos.

Ele é o primeiro autor a ter os seus romances como o primeiro lugar da lista de mais vendidos do The New York Times nas categorias suspense e infantil simultaneamente. Ele já apareceu na série de TV Os Simpsons e na série policial Castle, interpretando ele mesmo.
Patterson trabalha com vários co-autores, tais como Maxine Paetro , Andrew Gross e Peter De Jonge e diz frequentemente que colaborará com todo aquele que lhe trouxer novas e interessantes ideias para suas histórias.

Em setembro de 2009, Patterson assinou um contrato para escrever ou co-escrever 11 novos livros para adultos e 6 para adolescentes, até o final de 2012. A revista Forbes, informou que o acordo lhe valeu US$150 milhões, o que foi confirmado pelo próprio Patterson.
Patterson fundou a James Patterson PageTurner Awards em 2005 para doar mais de US$ 850 mil para pessoas, empresas, escolas e outras instituições que encontrassem maneiras originais e eficazes para espalhar a emoção do livro e da leitura. As doações da PageTurner foram interrompidas em 2008, para se concentrar em uma nova iniciativa de Patterson, o site ReadKiddoRead, que ajuda pais, professores e bibliotecários a encontrarem os melhores livros para seus filhos. A rede social ReadKiddoRead está hospedada no website Ning.

No Brasil, diversas de suas obras já foram publicadas pelas editoras Novo Conceito (inclusive um dos lançamentos de novembro é "O Dom", segundo livro da série "Bruxos e Bruxas"), Arqueiro, Rocco, e Best Seller, mas muitas outras ainda são inéditas.

4 comentários

  1. Eu só li “O Diário de Suzana para Nicolas”, do autor e gostei muito da escrita dele, então pretendo ler outros gêneros escritos por ele.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. James Patterson é um cara mau!!!
    Série, eu só li dois livros dele, mas foram tão brutais e encantadores, hsuashua. Deixa eu explicar, ele tão tem pena dos personagens, né, mas é isso que faz dele uma bom autor... de repente tudo está feliz, no instante seguinte tudo vira de cabeça para baixo.

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Me surpreendo quando você diz que os romances de James Patterson já venderam "mais cópias do que os de Stephen King, John Grisham e Dan Brown juntos". Isso porque eu me lembro que suas obras não fazem tanto sucesso no Brasil e, por mais que tente, não consigo entender o por que isso ocorre.
    Deixando isso de lado, o James Patterson é um dos meus autores favoritos, por isso desejo todas as suas obras, mas infelizmente li apenas 9 livros, o que é um número baixo se compararmos o número de livros já lançado por ele. De qualquer forma, sempre que possível vou adquirir um novo livro do Patterson e tenho certeza que sempre vou me surpreender. Ele é o cara!

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  4. O Patterson está no auge mesmo!
    Já li "O Diário de Suzana para Nicolas' e curti.
    Bjo!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!

Se tiver blog deixe o link para que eu retribua a visita!!!!