Título: O Espião
Título Original: The Spy
Autor: Clive Cussler e Justin Scott
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416
Ano: 2012
Sinopse: É 1908 e acumulam-se tensões internacionais enquanto o mundo caminha inexoravelmente para a guerra. Após um talentoso projetista de canhões de couraçados morrer em um aparente suicídio, sua filha, angustiada, recorre à lendária Agência Van Dorn para limpar o nome do pai. Van Dorn põe seu principal investigador no caso, Isaac Bell, que logo percebe que as pistas apontam não para suicídio, mas para assassinato. E quando se seguem outras mortes mais suspeitas, fica evidente que alguém — um ardiloso espião — está orquestrando a eliminação das mentes tecnológicas mais brilhantes... Mas isso é apenas o começo.
Opinião: Este é o 3° livro da série Isaac Bell (apesar do 1° não ser lançado no Brasil). O 2° livro da série ainda não foi publicado no Brasil. O livro O Reino é o 3° da série As Aventuras dos Fargo (que não tem nada a ver com a série Isaac Bell.)
Isaac Bell é um brilhante investigador na Agência Van Dorn e aceita investigar o possível suicídio de Arthur Langner, um projetista de canhões que morre repentinamente. Sua filha acredita que o pai foi assassinado e procura a Agência Van Dorn. Isaac começa a investigação a já se depara com evidências de que não foi um suicídio como a policia afirma. Então uma serie de mortes "acidentais" de projetistas especiais da Marinha Americana começam a aparecer e Isaac começa a investigar todas elas. Todos os mortos estão envolvidos no projeto revolucionário do Casco 44, um navio que revolucionaria o mercado e com certeza seria um passo na frente dos outros países.
- Espere um pouco! – disse Bell. – Está me dizendo que os três engenheiros especializados em couraçados dreadnought morreram, todos no último mês?
Pág. 85
Ao mesmo tempo em que começa a investigação Isaac também começa a ser perseguido por varias pessoas. Pessoas de etnias diferentes, gangues nova-iorquinas, todas a mando do Espião, mas quem seria esse espião?
No desenrolar do livro também conhecemos a noiva do detetive e ela também acaba se envolvendo um pouco na investigação.
O livro também nos mostra um pouco da paranoia que se vivia naquela época antes da Primeira Guerra Mundial. O clima de conspiração, as desconfianças e é claro mostra também as espionagens de um país para com o outro.
O livro é narrado em terceira pessoa e por isso tem uma leitura fácil. Os autores acabaram detalhando muitas partes e isso me deixou um pouco confusa, acho que se o livro tivesse sido enxugado um pouco mais a leitura fluiria melhor. Foram tantas reviravoltas para descobrir que quando foi revelada a sua identidade não houve aquela surpresa que há em livros com a mesma temática.
Eu gosto muito de ler livros com o clima de guerra e tudo mais e esse também me chamou a atenção por esse motivo. O livro foi muito bem ambientado, você se sente mesmo fazendo parte daquela investigação e quer descobrir antes do investigador quem seria o Espião.
Quem gosta de livros com essa temática leiam esse livro, apesar de como falei que algumas partes acabam deixando agente meio por fora, mas o livro vale a pena ser lido.
Oi Erika, eu li este livro a algum tempo e adorei. Interessante como Clive Cussler já de cara nos mostra os dois lados (mocinho e bandido) nos deixando aflitos com a investigação, certas horas da vontade de ajudar o Isaac rsrsrs
ResponderExcluirEu fia a resenha do primeiro livro desta série "A Caçada" da uma olhadinha - http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2013/09/resenha-cacada-clive-cussler.html
Abraço,
Diego de França
Queria muito ler essa série de livros, amo livros de espionagem, já tinha ouvido falar dos livros dessa série!
ResponderExcluir