Resenha: O Espião






Título: O Espião
Título Original: The Spy
Autor: Clive Cussler e Justin Scott
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416
Ano: 2012


Sinopse: É 1908 e acumulam-se tensões internacionais enquanto o mundo caminha inexoravelmente para a guerra. Após um talentoso projetista de canhões de couraçados morrer em um aparente suicídio, sua filha, angustiada, recorre à lendária Agência Van Dorn para limpar o nome do pai. Van Dorn põe seu principal investigador no caso, Isaac Bell, que logo percebe que as pistas apontam não para suicídio, mas para assassinato. E quando se seguem outras mortes mais suspeitas, fica evidente que alguém — um ardiloso espião — está orquestrando a eliminação das mentes tecnológicas mais brilhantes... Mas isso é apenas o começo.




Opinião: Este é o 3° livro da série Isaac Bell (apesar do 1° não ser lançado no Brasil). O 2° livro da série ainda não foi publicado no Brasil. O livro O Reino é o 3° da série As Aventuras dos Fargo (que não tem nada a ver com a série Isaac Bell.)
Isaac Bell é um brilhante investigador na Agência Van Dorn e aceita investigar o possível suicídio de Arthur Langner, um projetista de canhões que morre repentinamente. Sua filha acredita que o pai foi assassinado e procura a Agência Van Dorn. Isaac começa a investigação a já se depara com evidências de que não foi um suicídio como a policia afirma. Então uma serie de mortes "acidentais" de projetistas especiais da Marinha Americana começam a aparecer e Isaac começa a investigar todas elas. Todos os mortos estão envolvidos no projeto revolucionário do Casco 44, um navio que revolucionaria o mercado e com certeza seria um passo na frente dos outros países.    


- Espere um pouco! – disse Bell. – Está me dizendo que os três engenheiros especializados em couraçados dreadnought morreram, todos no último mês?
Pág. 85

Ao mesmo tempo em que começa a investigação Isaac também começa a ser perseguido por varias pessoas. Pessoas de etnias diferentes, gangues  nova-iorquinas, todas a mando do Espião, mas quem seria esse espião?
No desenrolar do livro também conhecemos a noiva do detetive e ela também acaba se envolvendo um pouco na investigação.
O livro também nos mostra um pouco da paranoia que se vivia naquela época antes da Primeira Guerra Mundial. O clima de conspiração, as desconfianças e é claro mostra também as espionagens de um país para com o outro.
O livro é narrado em terceira pessoa e por isso tem uma leitura fácil. Os autores acabaram detalhando muitas partes e isso me deixou um pouco confusa, acho que se o livro tivesse sido enxugado um pouco mais a leitura fluiria melhor. Foram tantas reviravoltas para descobrir que quando foi revelada a sua identidade não houve aquela surpresa que há em livros com a mesma temática.
Eu gosto muito de ler livros com o clima de guerra e tudo mais e esse também me chamou a atenção por esse motivo. O livro foi muito bem ambientado, você se sente mesmo fazendo parte daquela investigação e quer descobrir antes do investigador quem seria o Espião.
Quem gosta de livros com essa temática leiam esse livro, apesar de como falei que algumas partes acabam deixando agente meio por fora, mas o livro vale a pena ser lido.
 





2 comentários

  1. Oi Erika, eu li este livro a algum tempo e adorei. Interessante como Clive Cussler já de cara nos mostra os dois lados (mocinho e bandido) nos deixando aflitos com a investigação, certas horas da vontade de ajudar o Isaac rsrsrs
    Eu fia a resenha do primeiro livro desta série "A Caçada" da uma olhadinha - http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2013/09/resenha-cacada-clive-cussler.html

    Abraço,
    Diego de França

    ResponderExcluir
  2. Queria muito ler essa série de livros, amo livros de espionagem, já tinha ouvido falar dos livros dessa série!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!

Se tiver blog deixe o link para que eu retribua a visita!!!!